O Matuto, os políticos e o paraquedas

04/03/2020

Sendo eu um matuto aqui da roça, o povo lá da cidade costuma me achar meio bocó. Mas a verdade é que de bocó eu não tenho é nada, vejo cada coisa e só espio como tem gente metida a esperta nesse mundão de meu Deus, é tanta coisa absurda que eu podia virar até um belo de um contador de causo. E é causo de tudo quanto é assunto, de lobisomem que assusta o povo na quaresma até uma enchente que quase leva o povo da cidade tudo embora.

Mas um dos causo que mais me aperreia as ideia é de uns tal de político. Cidade pequena sabe como é, né! Tudo aqui vira assunto pra mais de mês. Tem uns que disse que compra voto do povo até com saco de cimento, vê se pode! Já teve até briga de ir parar na justiça por causa de cesta básica. Uns vigiando os outros pra não deixar entregar as cesta na boca da eleição. Só penso uma coisa: mais que diacho de voto barato desse povo! Pois, se um desse chegasse aqui na minha tapera, eu não fechava negócio nem por umas duas dúzia de boi gordo pra encher minhas vista quando eu olhasse da janela.

Me contaram uma vez que já teve até vereador que visitou as escola e prometeu pros menino uma quadra e um bocado de colete pra eles dividir os time tudo direitinho. Disse que ele até parou as professora na estrada e prometeu uma bola pros menino. Elas falam que até ontem essas bola não chegou lá. Só não sei se é verdade, eu mesmo não aprovo nada. Sabe como é, né, esse povo comenta demais.

E essas história num é de hoje, antigamente dava até morte, hoje não, mas o que dá de fofoca, vixe! O povo passa quase quatro ano tudo quietinho, mas quando chega uma época eles endoida tudo, é umas música falando pra pular pro lado de cá, vai gritando os números dos candidatos até ficar tudo rouco, os candidatos mesmo disse que ninguém nunca viu fazendo isso, e depois da eleição eles fala até que os outro caiu no fumo. Não! Fumo pra nós aqui da roça é só pro paiero mesmo!

Voltando pros político que some por anos, tinha um que o povo chamava de "orelha de freira", ninguém via na cidade, disse que só bebia cerveja, eu não sei, não vi e não aprovo nada. Esses aí o povo já tinha b(V)otado lá dentro, mas não ganhou de novo mais não, será por quê? Depois começou a aparecer uns pertinho da eleição, o povo fala que são os "políticos paraquedas", só aparece de vez em quando querendo uma brechinha pra entrar lá também. Faz sentido pra vocês? Porque pra mim não faz não. E como é que esse povo ainda vota, meu Deus?

Ah, diz o povo que aparece um monte já dividindo os cargos antes de ganhar, já diz o ditado "contando com o ovo no fiofó da galinha". Disse que um tempo aí atrás já tinha três diretor pra uma escola só, um monte de chefe pra pouco cargo. Só fiquei curioso com uma coisa: será que esse povo ganhou? Tô sem saber até hoje, igual tô sem saber se umas professora que ficaram na estrada com um pneu furado já chegou na cidade porque disse que passou uns candidato por elas e num deu nem confiança. Ô dó!

Mas voltando praqueles que o povo botou lá dentro, tem uns que promete mandar pras roça um saco de cimento pra ajudar nas barragem de estrada e o povo tá lá igual os menino com as bola, esperando até ontem! Mas disse também que uns menino aí até ganhou uma bola, só que na mesma da hora quebrou um tal de para-brisa, será que é pecado um matuto rir disso? Se for perdoa, Senhor!

Estrada então era um assunto que eu não queria nem prosear com vocês, mas disse que tá na moda agora. Eu não sei por que, toda vida elas tava aí e só agora o povo resolveu dar combate. É um tal de lacrar nas rede social que nunca entendi. Será que é igual os político paraquedas? Só lembra quando tá na hora de votar? Eu só queria saber se tem gente que lembra delas direto. Acho que só quem passa lá e corre atrás pra consertar é que se importa mesmo. Esses é igual os menino das bola, nuca se esquece.

Eu não sei de muita coisa porque não cheguei a estudar numa escola, mas a sabença, ah! Nessa esse povo doutor não me vence não. Proseando assim com vocês eu só penso numa coisa, vira e mexe, pode passar o tempo, as coisa pode mudar, pode evoluir, eu tenho uma certeza: os paraquedas continuam os mesminho, só muda a capa por fora pra não vir muito repetido e pro povo não desconfiar...

KikaVersiani - 02/2020

© 2018 Blog letras do Vale. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora